Como autora de uma das séries de livros mais conhecida no mundo e com mais do 400 milhões de cópias vendidas, podemos concordar que J.K. Rowling sabe bem do que esta falando quanto o assunto é escrever.

Apesar de ter brincado com o reporter que lhe perguntou sobre as regras que escritores devem seguir, ela citou uma frase de W. Somerset Maugham “Só existem 3 regras que devem ser seguidas para escrever um livro. Infelizmente, ninguém sabe quais são.” Mesmo assim, J.K. Rowling tem dado dicas valiosas em suas entrevistas e no seu Twitter oficial que podem ser de grande valia para aqueles que desejam se aventurar no universo da escrita.
Abaixo segue a lista com 10 dicas para escritores da autora:
1. Seja implacável ao proteger seus dias dedicados a escrita. (…) O engraçado é que embora escrever tenha sido meu trabalho por vários anos, ainda tenho que lutar para ter tempo para fazê-lo. Algumas pessoas parecem não entender que eu tenho que sentar em paz e escrever os livros, aparentemente acreditando que eles surgem do nada.
2. Você tem que trabalhar (a escrita). É sobre estrutura. É sobre disciplina. São todas as coisas que o seu professor lhe disse que você precisava fazer… Você precisa mesmo.
3. Parei de fingir para eu mesma que era outra coisa além do que era, e comecei a direcionar toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim.
4. Escreva o que você sabe: seus próprios interesses, sentimentos, crenças, amigos, família e até mesmo animais de estimação serão matéria-prima quando você começar a escrever. Desenvolva um gosto pela solidão, se puder, porque escrever é uma das profissões mais solitárias do mundo!
5. Sempre aconselho as crianças que me pedem dicas para ser escritor a ler o máximo que puderem. Jane Austen deu a um jovem amigo o mesmo conselho, então eu estou em boa companhia.
6. A perseverança é absolutamente essencial, não apenas para produzir todas as palavras, mas para sobreviver à rejeição e à crítica.
7. O que você escreve se torna quem você é… Então certifique-se de amar o que você escreve!
8. O fracasso é inevitável -faça disso uma força. Você precisa se resignar com o fato de desperdiçar muitas árvores antes de escrever qualquer coisa que goste, e é assim mesmo. É como aprender um instrumento, você tem que estar preparado para bater em notas erradas ocasionalmente, ou frequentemente. Escrevi muito antes de escrever qualquer coisa com a qual estivesse realmente feliz.
9. Escrevo o que quero escrever. Eu escrevo o que me diverte. É totalmente para eu mesma.
10. Escreva o que você precisa escrever, escreva o melhor que puder, revise, refine e, se ainda lhe parecer vivo, está pronto.
Para mais informações sobre J.K. Rowling, visite seu site oficial.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.