10 dicas para escritores de J.K. Rowling

10 dicas para escritores de J.K. Rowling

Como autora de uma das séries de livros mais conhecida no mundo e com mais do 400 milhões de cópias vendidas, podemos concordar que J.K. Rowling sabe bem do que esta falando quanto o assunto é escrever.

10 dicas para escritores de J.K. Rowling

Apesar de ter brincado com o reporter que lhe perguntou sobre as regras que escritores devem seguir, ela citou uma frase de W. Somerset Maugham “Só existem 3 regras que devem ser seguidas para escrever um livro. Infelizmente, ninguém sabe quais são.” Mesmo assim, J.K. Rowling tem dicas valiosas em suas entrevistas e no seu Twitter oficial que podem ser de grande valia para aqueles que desejam se aventurar no universo da escrita.

1. Seja implacável ao proteger seus dias dedicados a escrita. (…) O engraçado é que embora escrever tenha sido meu trabalho por vários anos, ainda tenho que lutar para ter tempo para fazê-lo. Algumas pessoas parecem não entender que eu tenho que sentar em paz e escrever os livros, aparentemente acreditando que eles surgem do nada.

2. Você tem que trabalhar (a escrita). É sobre estrutura. É sobre disciplina. São todas as coisas que o seu professor lhe disse que você precisava fazer… Você precisa mesmo.

3. Parei de fingir para eu mesma que era outra coisa além do que era, e comecei a direcionar toda a minha energia para terminar o único trabalho que importava para mim.

4. Escreva o que você sabe: seus próprios interesses, sentimentos, crenças, amigos, família e até mesmo animais de estimação serão matéria-prima quando você começar a escrever. Desenvolva um gosto pela solidão, se puder, porque escrever é uma das profissões mais solitárias do mundo!

5. Sempre aconselho as crianças que me pedem dicas para ser escritor a ler o máximo que puderem. Jane Austen deu a um jovem amigo o mesmo conselho, então eu estou em boa companhia.

6. A perseverança é absolutamente essencial, não apenas para produzir todas as palavras, mas para sobreviver à rejeição e à crítica.

7. O que você escreve se torna quem você é… Então certifique-se de amar o que você escreve!

8. O fracasso é inevitável -faça disso uma força. Você precisa se resignar com o fato de desperdiçar muitas árvores antes de escrever qualquer coisa que goste, e é assim mesmo. É como aprender um instrumento, você tem que estar preparado para bater em notas erradas ocasionalmente, ou frequentemente. Escrevi muito antes de escrever qualquer coisa com a qual estivesse realmente feliz.

9. Escrevo o que quero escrever. Eu escrevo o que me diverte. É totalmente para eu mesma.

10. Escreva o que você precisa escrever, escreva o melhor que puder, revise, refine e, se ainda lhe parecer vivo, está pronto.

Para comprar livros de J.K. Rowling, visite Amazon ou Livraria Cultura.

Deixe sua opinião