5 Dicas para Escritores, por PD James

5 Dicas para Escritores, por PD James

Phyllis Dorothy James (1920 – 2014), mais conhecida como PD James, foi uma escritora inglesa que ganhou fama por sua série de romances policiais. Muitos dos seus livros foram adaptados para a TV e sua obra distópica Children of Men serviu de base para o filme de mesmo nome, dirigido por Alfonso Cuarón e estrelado por Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine.

Seu personagem mais conhecido é Adam Dalgliesh, que é ao mesmo tempo um comandante da polícia e poeta. Abaixo PD James passa 5 dicas para escritores.

5 Dicas para Escritores
  1. Aumente seu conhecimento das palavras. Elas são a matéria-prima do nosso ofício. Quanto maior o seu vocabulário, mais eficaz será a sua escrita. Nós, que escrevemos em inglês*, temos a sorte de ter o idioma mais rico e versátil do mundo. Respeite-o.
  2. Leia bastante e com discernimento. Escrita ruim é contagiosa.
  3. Não planeje escrever — escreva. É apenas escrevendo, sem sonhar com isso, que desenvolvemos nosso próprio estilo.
  4. Escreva o que você precisa escrever, não o que é popular no momento ou o que você acredita que venderá.
  5. Abra sua mente para novas experiências, principalmente para o estudo de outras pessoas. Nada do que acontece com um escritor — por mais feliz que seja, por mais trágico que seja — é desperdiçado.

Para mais informações sobre esta autora, visite sua página no Wikipédia.
Para comprar seus livros, visite Estante Virtual.

*ps.: Apesar de concordar com as dicas para escritores da autora, acredito que o português é ainda mais rico do que o inglês. :)

Lia
escrito por
Lia