8 princípios básicos da escrita criativa, por Kurt Vonnegut

8 princípios básicos da escrita criativa, por Kurt Vonnegut

Kurt Vonnegut foi um escritor americano (1922-2007) responsável por romances memoráveis ​​como o Matadouro 5, Came de Gato e o Café Da Manhã Dos Campeões, entre outros.

8 princípios básicos da escrita criativa, por Kurt Vonnegut

Entre seus temas mais comuns estão a crítica sobre a sociedade que vivemos; a riqueza, a pobreza e sua distribuição desigual; as escolhas e a vontade própria, assim como a impossibilidade de ambas, e o medo da perda do propósito de vida. A pergunta que todos nós fazemos em vários momentos da nossa vida também esta frequente em suas obras “qual a razão da vida?“.

Com sabedoria e humor, Vonnegut apresentou 8 princípios básicos da escrita criativa que ele chamou de Escrita Criativa 101:

1. Use o tempo de um estranho de tal maneira que ele não sinta que seu tempo foi desperdiçado.

2. Dê ao leitor pelo menos um personagem pelo qual ele possa torcer.

3. Todo personagem deve querer algo, mesmo que seja apenas um copo de água.

4. Cada sentença deve fazer uma de duas coisas: revelar o caráter ou avançar a ação.

5. Comece o mais próximo possível do final.

6. Seja um sádico. Não importa quão doce e inocente sejam seus personagens principais, faça coisas terríveis acontecerem com eles – para que o leitor possa ver do que são feitos.

7. Escreva para agradar apenas uma pessoa. Se você abrir uma janela e fizer amor com o mundo, por assim dizer, sua história terá pneumonia.

8. Dê aos seus leitores o máximo de informação possível o mais breve possível. Dane-se o suspense. Os leitores devem ter uma compreensão tão completa do que está acontecendo, onde e porque, que eles mesmos poderiam terminar a história, se as baratas comessem as últimas páginas.

“A maior escritora americana de contos da minha geração foi Flannery O’Connor (1925-1964). Ela quebrou praticamente todas as minhas regras, a não ser a primeira. Grandes escritores tendem a fazer isso.”

Para mais informações sobre Kurt Vonnegut, visite sua página no Wikipédia.
Para comprar livros deste autor, visite Amazon ou Livraria Cultura.

Patricia
escrito por
Patricia

Deixe sua opinião