Como criar a capa do seu livro: Colocando em Prática

Como criar a capa do seu livro: Colocando em Prática

Finalmente chegamos a última postagem e vamos criar uma capa para esta série, colocando em prática tudo que falei anteriormente. Fiz a pesquisa de gênero e no meu caso é ajuda ou faça você mesmo e a 1ª idéia que tive foi usar uma foto de um computador e sobrepor desenhos para uma capa fictícia.

Como criar a capa do seu livro: Colocando em Prática

Pesquisei sites de imagens de qualidade e gratuitas, desde que eu credite o fotógrafo (lista dos sites abaixo). Como não gostei de nenhuma, minha 2ª idéia foi seguir o estilo Memphis que usei nos banners desta série (imagem acima), e repetir os elementos.

Capa A – Memphis

Abri o template de capa para Wattpad em .psd (que você pode baixar gratuitamente aqui) e escolhi a grade de 3 colunas com margem esquerda mais larga.

Usei a mesma fonte do banner para criar o título do livro, grande o suficiente para caber nas 3 colunas. Em seguida criei um fundo amarelo (usando as cores do banners desta série) e adicionei o Editora Siana Press em menor tamanho, encaixando nas 3 colunas. Título e nome do autor, ambos usando a mesma fonte.

Em seguida comecei a adicionar os mesmos elementos dos banners, distribuindo-os na tentativa de criar equilíbrio. Colei o fundo peneirado branco, com transparência de 20%, ainda obedecendo as 3 colunas, mas deixei vazar na lateral direita. Mudei o fundo para rosa, mas a cor e o peso das fontes não me agradou. Mudei a fonte da Editora para mais fina (thin), mas ainda na mesma família da fonte.

A mudança da fonte melhorou, mas ainda não ficou bom. Mudei a cor de fundo novamente para amarelo e a cor do texto para azul. Não! Mudei o fundo para azul e mudei a cor do texto para cinza escuro. Melhorou bastante.

Adicionei 3 novas camadas para deixar o visual um pouco mais “sujo”: uma textura de papel com transparência de 30%; uma layer com um círculo no centro, em gradiente radial de branco para transparente e por último uma layer com vinheta (vignette), que é um leve escurecimento das bordas para dar uma sensação de manuseio.

Terminado a capa, deixei o design descansando por 24 horas. Eu gosto de fazer uma pausa para que possa possa enxergar meu trabalho com um olhar mais fresco.

Capa A finalizada

Quando voltei no dia seguinte achei que a capa estava okay, principalmente levando em conta o pouco tempo que dediquei. Decidi criar mais uma capa para poder escolher. Ainda usando o estilo Memphis, porém mais alegre e colorida.

Capa B – Memphis Fun

Comecei tudo de novo, mas desta vez fiz uma busca no Google por efeitos de texto (text effects) gratuitos. Depois de 10 minutos achei um arquivo gratuito (aqui) que se encaixou justamente no que eu desejava.

Abri uma cópia do template do Wattpad lado a lado ao arquivo que baixei gratuitamente (links abaixo). Adicionei o título com o novo estilo e testei 2 cores: lilás e verde Tiffany.

Usei um efeito mais simples para o texto Editora e testei colocando alguns dos elementos do banner. Mas depois de adicioná-los achei que ficou muito cheio. Muita informação desnecessária que não contribuía em nada com o objetivo da capa. Retirei os elementos e na minha opinião ficou melhor.

Copiei e colei as mesmas camadas que já tinha usado na capa A: textura de papel, o gradiente e a vinheta. E pronto.

Capa B finalizada

Capas simples de fazer e não gastei mais do que 15 minutos em cada uma delas. Na A eu já tinha os elementos, cores, fonte e estilo que eu queria usar. Na B eu fiz uma rápida busca no Google e achei um arquivo gratuito que serviu perfeitamente para a minha proposta.

Claro que ambas não estão perfeitas. O trabalho não acabou e eu posso fazer mais coisas para aperfeiçoar. Olhando as imagens enquanto escrevo, tomei nota do que devo melhorar:

  • adicionar um texto abaixo do título “Inclui templates e links!”;
  • trocar o Editora pelo menu nome;
  • colocar o logo;
  • testar a capa sem os pontinhos;
  • testar um fundo mais claro e um mais escuro para ver se o texto de destaca

Por isso é importante dar uma pausa entre os ajustes. Igualzinho ao nosso texto, precisamos de um tempo para poder analisar o trabalho de maneira honesta e crítica.

Lembre-se que se você for perfeccionista, a capa nunca vai estar boa o suficiente. Depois de fazer uma, com certeza você vai achar coisas para mudar ou arrumar. Ou outra idéia vai aparecer e você vai querer começar tudo do zero.

Se isso acontecer, limite o número de capas que pretende fazer antes de escolher a final. Eu geralmente faço 3, seleciono as duas melhores e peço para as pessoas votarem em qual destas duas elas preferem.

Da mesma maneira que ficamos sobrecarregados e começamos a pensar demais na hora de escrever, isso acontece com designer também. Então evite buscar a perfeição na sua primeira capa. Faça o melhor que pode fazer e garanto que sua segunda já será melhor, e assim por diante.

Um pouco sobre Cores

Recebi um email sobre este tópico e antes de terminar quero dar uma breve explicação de como escolho as cores e crio minhas paletas. A teoria da cor é um tópico que vai além do escopo desta série e já existem artigos sobre, como este aqui.

Geralmente quando uso uma foto na capa, escolho uma das cores da imagem para colorir o texto. Ou uso uma cor que esteja em harmonia a que eu escolhi. Para o não designer, saber qual cor combina com qual é desafiador, por isso eu recomendo o site Color Designer.

Você escolhe uma cor no menu principal (ou copia/cola o código HEX da cor escolhida na aba Color Picker – imagem 2). Ao rolar a pagina você verá Color Harmonies (imagem 3), e ao selecionar uma opção (Complementary, Analogous, Split, etc) ele calcula automaticamente as melhores combinações de acordo com a teoria das cores.

Se prefere não lidar com a criação da sua paleta de cores e quer uma já pronta, visite o Colour Lover. Outro site bom que gera paletas é o Colormind. Você clica no Generate e ele cria uma paleta. Se gostar de uma cor, clique no cadeado para salvá-la e novamente no Generate. Ele vai começar a sugerir cores que combinam com aquela que você trancou. Você pode trancar mais de uma e ele vai continuar sugerindo cores que estarão em harmonia, como fiz na imagem abaixo.

Ao usar cores, dê prioridade as que facilitem a leitura e a compreensão do texto da sua capa. Verde-neon num fundo negro chamará a atenção com certeza, mas num fundo tipo rosa-choque, vai comprometer a leitura.

Outra coisa que você deve manter em mente é como as cores podem enviar uma mensagem. Vermelho pode ser paixão, raiva, atenção; verde é calmante, natural, prazeroso; púrpura é nobre, e por ai vai. Quando for escolher uma cor, pense em como ela faz você se sentir. Se a sensação que ela te passar conseguir reforçar a mensagem da capa do seu livro, você esta no caminho certo.

Dicas extras

Dica 1: Se você tem pouco ou nenhuma experiência com design, procure por templates já prontos que você possa editar no Photoshop ou Gimp. Hoje em dia existem centenas de sites com material de qualidade que você pode baixar gratuitamente e tudo que eles pedem em troca é creditar o criador, o que é muito justo.

Ao baixar um arquivo você não só aprende como os efeitos são criados mas com um pouco de paciência e tutoriais do youtube, pode customizar esses efeitos.

Dica 2: Não tente recriar a roda. Comece fazendo uma capa simples e avance daí. Se você começar tentando fazer algo super complicado vai se frustrar e nunca mais vai querer fazer uma capa, ficando a mercê dos outros, caso não puder pagar um profissional, claro.

Dica 3: Não use material pirata nem infrinja nos direitos autorais dos outros. Dica óbvia, mas algumas pessoas ainda não seguem. Usar imagem pirata pode dar uma baita dor de cabeça, fora que se você já for conhecido no meio, vai pegar muito mal. Com tanto material legal e gratuito disponível, será que vale a pena correr o risco?

No Wattpad é comum usar imagens de famosos, mas nem pense em fazer o mesmo em sites como Amazon ou Apple iBooks. Ariana Grande esta sendo processada por fotógrafos por postar fotos dela mesma. Várias contas de Instagram mantidas por fans estão sendo desativadas por violação dos direitos autorais por postarem fotos que não tinham adquirido legalmente. Então fique atento e não corra riscos.

Baixe imagens de sites gratuitos, salve a licença na sua pasta de trabalho, e dentro do livro, na página onde você coloca seu copyright e demais informações, credite o autor ou site da imagem que você usou. É o mínimo que eles pedem em troca de disponibilizarem imagens tão lindas gratuitamente. Alguns sites não requerem crédito, mas cheque para ter certeza.

Parte 1: Como criar a capa do seu livro
Parte 2: Tamanho, Formato e Layout
Parte 3: Inspiração e Referências

Imagens gratuitas de qualidade
https://picjumbo.com/
https://pexels.com/
https://pixabay.com/
https://kaboompics.com/
https://stocksnap.io/
https://pxhere.com/
https://imagefinder.co/

Arquivos editáveis de Photoshop e Illustrator
https://www.freepik.com/
https://www.flaticon.com/
https://graphicburger.com/
https://dribbble.com/tags/free_download
https://365psd.com/

Texturas (para sobrepor em suas imagens)
https://webdesignerlab.com/resources/paper-seamless-patterns-vol-2
https://www.toptal.com/designers/subtlepatterns/
https://we.graphics/free-graphics/textures/

Gerador de Paleta de Cores
https://colordesigner.io/
http://colormind.io/
https://www.colourlovers.com/palettes/most-favorites/all-time/meta

Patricia
escrito por
Patricia

Deixe sua opinião

Dê sua opinião