Como criar a capa do seu livro: Inspiração e Referências

Como criar a capa do seu livro: Inspiração e Referências

Agora que seu sabemos como o layout e sistema de grades funcionam, vamos partir para a inspiração e referências para nossa capa. Geralmente a idéia é que a capa diga algo sobre a estória que você escreveu, dê uma dica sobre do que se trata, talvez mostre seus personagens ou um tema/fato importante ou ainda passe uma certa energia para seus futuros leitores, então o próximo passo é começar a pensar no que você gostaria de comunicar ao seu futuro leitor.

Como criar a capa do seu livro Inspiracao e Referencias

Mas lembre-se que a inspiração não surge do nada. É necessário que você comece a se fazer algumas perguntas. Nós autores nem sempre estamos super atentos a certos detalhes que devem ser transmitidos aos futuros leitores, ainda mais quando precisamos nos expressar por um meio em que não estamos acostumados, como por exemplo usando cores, imagens e fontes.

Comece a se perguntar…

Qual é o público alvo do seu livro (sua audiência)?
Qual o gênero do seu livro?
Qual o tema central da sua estória?
Quais são os pontos mais importantes da sua estória?

Você não precisa expor a resposta de todas as questões acima na sua capa, mas tê-las com certeza vai te ajudar a escolher qual você deseja representar na sua capa.

Saber o gênero do seu livro e como outros autores deste mesmo gênero estão apresentando seus livros é um o ponto muito importante, já que uma capa que passe a impressão do seu livro pertencer a outro gênero pode fazer com que você perca futuros leitores que não olharão seu livro como opção de leitura por acharem que se trata de outra coisa.

Por onde começar?

Visite a Amazon, ou a livraria online de sua escolha (ou ainda Wattpad se você pensa em dispor seu livro por lá, mas também olhe para o mercado profissional quando busca por referências) e procure livros do mesmo gênero que o seu. Preste atenção em como as capas estão se comunicando com o público alvo, que no caso é o seu público também.

Cada gênero tem um estilo que é emulado infinitamente. Isso acontece para facilitar a vida dos leitores, que de uma só olhada entendem que tal livro esta na categoria que eles gostam e procuram. Um livro de ficção cientifica dificilmente terá como capa um casal semi nu se abrançando numa praia deserta.

Mas lembre-se que o objetivo não é copiar outras capas, mas ver o que elas tem em comum e usá-las como referência. Visitei a loja de livros da Apple e selecionei romance como gênero. Olhe as capas com cuidado e perceba o que várias delas tem em comum.

Eu notei que:

1) muitas capas tem um homem de corpo sarado com camisa aberta mostrando o peito;
2) casais em poses românticas;
3) uso de 2 ou 3 fontes diferentes, serif e sans serif, mas também manuscritas (script font ou handwritten);
4) as cores usadas nas fontes são conservadoras ou repetem uma cor da imagem/foto;
5) o rosto do homem geralmente não aparece;

Uma capa que parece estar fora do gênero é “The Orphan Sisters”, de Shirley Dickson (5ª capa na segunda fileira). Será que é uma capa errada ou o livro esta no gênero errado? Pelo título “As Irmãs Orfãs”, eu não acho que se trate de romance, mas é um bom exemplo do que não fazer, caso se trate de um romance.

Outra coisa que você vai notar é que escritores de sucesso, como Danielle Steel, Lori Foster, Sandra Brown e J.D. Robb tem o nome maior do que o título do livro. Isso acontece porque estes autores já estão estabelecidos como brand (marca), e é justamente a brand que estão vendendo.

Já tive autores que quiseram o nome gigante na capa, mas eu não aconselho fazer isso se você ainda não for um autor reconhecido. Deixe para quando for famoso.

Pense nas questões que fiz acima, faça uma boa pesquisa de referências de capas e no próximo post vamos montar uma capa juntos.

Até lá!

Parte 1: Como criar a capa do seu livro
Parte 2: Tamanho, Formato e Layout
Parte 4: Colocando em Prática

Patricia
escrito por
Patricia

Deixe sua opinião

Dê sua opinião