Como criar a capa do seu livro: Tamanho, Formato e Layout

Como criar a capa do seu livro: Tamanho, Formato e Layout

Esta é a parte 2 e vamos tratar do tamanho, formato e layout da sua capa. Cada plataforma tem seu requerimento, muitas vezes exigindo formato e tamanho específico. Os formatos de salvamento de imagem mais comuns são JPG e PNG, embora algumas plataformas aceitem também TIFF. Eu recomendo sempre usar PNG, pois ele não usa compressãoe, garantindo assim a qualidade final da imagem, já que alguns sites transformam ou usam compressão automática quando você faz o upload.

Como criar a capa do seu livro: Tamanho, Formato e Layout

Tamanho (dimensões) e Formato

Algumas pessoas não gostam de salvar a imagem em PNG porque o tamanho pode pular de bytes para megabytes, especialmente em plataformas que exigem capas maiores, mas caso você queira salvar em PNG, passe a imagem final pelo site TinyPNG que diminui o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade.

A lista abaixo tem as dimensões exigidas por cada plataforma, assim como o formato que a imagem deve ser salva.

Amazon Cover Size
Tamanho: 1563 x 2500 pixels (largura x altura)
Formato: JPG ou TIFF

iBooks Cover Size
Tamanho: 1400 x 1873 pixels / 1600 x 2400 pixels (largura x altura)
Formato: JPG ou PNG

Wattpad
Tamanho: 512 x 800 pixels (largura x altura)
Formato: JPG ou PNG

Se for para seu site/distribuição própria online
Tamanho: 1563 x 2500 pixels (largura x altura)
Formato: JPG ou PNG

Caso seu livro vá para a impressão, contate a gráfica/site e pergunte qual o tamanho e resolução corretas para que a capa seja impressa com qualidade máxima, mas posso te dizer que para impressão a sua capa terá uma dimensão maior, deve ser criada em CMYK (as quatros cores usadas para impressão) ao invés de RGB, e maior resolução.

Layout

Os critérios usados para balancear os elementos (fontes, imagens, logos, etc) do design gráfico não acontecem aleatoriamente. Eles seguem uma grade composta de linhas (verticais e horizontais) que servem como estrutura base onde o designer organiza os elementos citados acima. As grades (grids) são usadas para tudo em design: desde a criação de pôsteres, websites, revistas, livros, etc.

No ramo de design de páginas e livros, existem os cânones que Jan Tschichold popularizou, resgatando os trabalhos de J. A. Van de Graaf e Raúl M. Rosarivo, entre outros, que traçaram (examinando livros de diversos períodos da história) de maneira matemática um “mapa” de como construir uma página perfeitamente harmoniosa.

Abaixo temos o cânone de Van de Graaf, o Golden section proposto por Tschichold e o cânone Dourado com uma sobreposição de grades.

Se você prestar atenção vai perceber que o layout de muitas revistas contemporâneas segue a distribuição do seu conteúdo (matérias, anúncios, fotos com informações, caixas de dicas ou tidbits, etc) usanod os layouts acima.

Claro que é possível usar um destes layouts para fazer sua capa (principalmente se o livro for impresso, já que a área de design é maior e você pode unir a capa com a contra-capa), mas vou sugerir o método das grades, que é mais simples e fácil de entender.

Mas o que são grades? Grade é uma maneira de dividir a capa/página em linhas verticais e horizontais, de igual proporção ou não. Existe uma infinidade de grades, mas elas geralmente são apenas variações umas das outras.

A grade cria uma estrutura sólida onde vamos poder “arrumar” o conteúdo, no nosso caso, a imagem, o título do livro e o nome do autor. A grade evita que o conteúdo seja simplesmente “jogado” na página, sem ordem ou harmonia. Vamos olhar algumas capas para entender melhor o que estou falando.

Embora seja impossível dizer com certeza qual grade o designer usou nos exemplos abaixo, eu usei as que acredito funcionarem melhor para a explicação. Também sobrepus a famosa proporção áurea (Golden Ratio), que demonstra a bela disposição do contéudo.

Capa do O Poderoso Chefão, de Mario Puzo

O Poderoso Chefão, de Mario Puzo

Este design tem 4 colunas do mesmo tamanho e as margens foram respeitadas a risca, pois apenas o serifado da fonte ultrapassa as grades. Perceba também como a ilustração esta perfeitamente colocada dentro da proporção áurea (Golden Ratio), completando a harmonia e simplicidade da capa.

  • O título do livro usa as 4 colunas;
  • O nome do autor usa 2 colunas;
  • Uso de 2 fontes, ambas serif;
  • Mínimo uso de cores;
  • Uma única ilustração que tem um significado forte dentro do livro
Capa do O Apanhador nos campos de Centeio, de J. D. Salinger

O Apanhador no campo de Centeio, de J. D. Salinger

Este design tem 3 colunas (verticais e horizontais), sendo que as horizontais centrais são menores. O cavalo vermelho foi bem equilibrado dentro da proporção áurea (Golden Ratio).

  • Uma única fonte usada para título e autor, apenas uma segunda usada para a descrição (a novel by);
  • Uso mínimo de cores;
  • Tanto o título do livro como o nome do autor usam as 3 colunas, mas estão distantes, quase tocando as margens da capa;
  • O vermelho do cavalo “vaza” para as margens laterais e superior
Capa do Eu sou Malala, de Malala Yousafzai

Eu sou Malala, de Malala Yousafzai

Com 4 colunas verticais e 6 horizontais, esta é um grade super equilibrada. A foto de Malala se encaixa dentro da proporção áurea (Golden Ratio).

  • Título, descrição e nome de autor usando as 4 colunas e colocados na porção inferior da grade, usando 2/6 delas;
  • Os olhos de Malala estão exatamente na parte 2/6 superior da grade;
  • Uso de 2 fontes, sendo sans serif para a descrição;
  • Logo da editora colocado no canto superior esquerdo, dentro da grade e respeitando as margens;
  • O foco é o rosto da autora
Capa de O Sol é para todos, de Harper Lee

O Sol é para todos, de Harper Lee

São três colunas, o canon de Van de Graf foi usado aqui, pois a margem esquerda e inferior são maiores do que a margem superior e da direita. A posição do pássaro esta bem posicionada, criando a harmonia da proporção áurea (Golden Ratio).

  • O título usa as 3 grades totalmente;
  • O espaço entre as letras é maior do que o normal;
  • Uso de 2 fontes;
  • Nome da autora usa apenas 2 grades;
  • Cores que se complementaram;
  • Nome da editora no canto inferior esquerdo

Como usar as grades?

Escolha um estilo de grade que lhe agrade e coloque os elementos da sua capa (o título, a imagem ou ilustração, o seu nome) dentro das colunas. Brinque com a dimensão dos elementos até chegar perto de algo que realmente lhe agrade. Quando estiver satisfeito, esconda a grade (clicando no olho do painel camadas/layers) e exporte/salve a imagem pronta.

Baixe gratuitamente os arquivos com as 4 grades usadas acima no tamanho correspondente a capa que você precisa (seguindo as dimensões corretas). Coloquei também a proporção áurea (Golden Ratio) que pode ser uma ajuda extra na hora de harmonizar os elementos da capa.

Templates para capas da Amazon, Apple iBook e Wattpad com layout em grades:
Gimp: http://bit.ly/TemplateGimp
Photoshop: http://bit.ly/TemplatePhotoshop

Parte 1: Como criar a capa do seu livro
Parte 2: Tamanho, Formato e Layout
Parte 3: Inspiração e Referências
Parte 4: Colocando em Prática

Recursos citadas no artigo:
TinyPNG: https://tinypng.com
Jan Tschichold: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Tschichold
Proporção áurea: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proporporção áurea

Patricia
escrito por
Patricia

Deixe sua opinião

Dê sua opinião