Claraboia, de José Saramago, foi o livro mais recente que li e simplesmente adorei. O romance se passa em Lisboa no meio do século XX, num prédio onde vivem 6 famílias: ficamos sabendo, aos poucos, da vida destas pessoas, seus dramas pessoais e familiares, seus desejos e aspirações, a estreiteza das suas vidas, as suas frustrações e medos, sejam elas materiais e/ou morais.

Saramago escreveu Claraboia quando tinha 31 anos, mas não conseguiu nenhuma editora disposta a publicar seu romance, o que segundo ele, o traumatizou. O livro foi finalmente publicado depois de sua morte.
O livro é uma ótima introdução ao autor caso você não tenha lido nada dele antes, pois esta obra é escrita da “maneira tradicional”, não como Saramago veio a escrever posteriormente seus romances mais famosos (ele gosta de “brincar” com a pontuação).
A trama é profunda e extremamente tocante, mesmo que retrate uma época um tanto inocente. Saramago foi um grande escritor, e sua capacidade de observação faz de seus personagens “pessoas” quase reais com quem descobrimos ter muito em comum e dos quais vamos continuar pensando muito tempo depois de ter terminado o livro.
Claraboia esta disponível nas melhores livrarias do país. Ou se você quise comprar um ebook, a Livraria Cultura disponibiliza essa opção.