Como criar a capa do seu livro

Como criar a capa do seu livro

Quem já não ouviu o ditado “não julgue um livro pela capa”? Eu sempre me pergunto se a pessoa que cunhou este ditado viu livros com capas horrorosas encalhados e resolveu soltar essa para ver se conseguiria se livrar do estoque.

Como criar a capa do seu livro

Apesar de concordar que a qualidade de um livro não pode ser julgado pela capa (já li livros ruins com capas maravilhosas), quando entramos em uma livraria é a capa/produção gráfica mais bonita e interessante que chama nossa atenção.

Quantas vezes você estava navegando pela Amazon ou Wattpad, olhando dezenas de livros e decidiu clicar em um porque a capa lhe chamou a atenção? Somos criaturas visuais e o bom design nos atrai. Não tem como fugir a esta realidade.

Ah tá, mas o que é bom design, você pode perguntar? Ai esta a parte complicada: uma grande parte do publico não saberia apontar exatamente o que torna um design perfeito (a fonte, as cores, a imagem, a ilustração, o layout?), mas muitas destas pessoas saberiam dizer o que tem de errado: foto feia, cores berrantes, fontes exageradas ou ilegíveis, etc.

O bom design é harmonioso e age de maneira subliminar. Ele agrada o público alvo pois comunica sutilmente ao que veio, gerando uma emoção e, em certos casos, até mesmo uma influência.

Mas eu não sou designer, sou escritor

Minha dica é sempre contratar um profissional para fazer sua capa, já que ele entende o que esta fazendo e seguirá seu briefing a risca para fazer com que a capa ajude seu livro a alcançar todo potencial de venda. Não se esqueça de que a capa de um livro é uma das ferramentas mais importantes de marketing.

Mas se isso ainda não for uma opção ou o orçamento não permitir, com as dicas que vou passar você será capaz de criar sua própria capa e ela vai ficar show!

Programas

Se você tem acesso ao Adobe Photoshop, pode pular esta parte. Caso não tenha, duas excelentes opções são Gimp e Krita, ambos gratuitos e disponíveis para Windows, Mac e Linux.

Gimp é um excelente programa de manipulação de imagens. Usei por um tempo e praticamente tudo que eu faço no Photoshop posso fazer no Gimp. Ele inclusive abre arquivos nativos do photoshop (.psd).
Link: https://www.gimp.org/

Krita é voltado ao desenho e pintura, então se você quiser fazer uma capa com ilustrações (talvez um livro infantil?), esta é uma opção para você.
Link: https://krita.org/es/

Outras opção menos conhecida, mais que pode te agradar é o PhotoScape X for Mac e Windows 10: http://x.photoscape.org/.

Fontes

Tenho 4 sites de fontes que recomendo regularmente para as pessoas que estão em busca de fontes gratuitas:

Font Squirrel: https://www.fontsquirrel.com/
DaFont: https://www.dafont.com/pt/
1001 Fonts: https://www.1001fonts.com/
Abstract Fonts: http://www.abstractfonts.com/

Apenas verifique se a fonte que você quer usar permite uso comercial ou é apenas para o uso pessoal. Esta informação geralmente esta num arquivo chamado “license” ou na própria página da fonte.

Outra dica importante é certificar-se de que a fonte possui os caracteres da língua portuguesa, já que muitos designers tipográficos parecem esquecer que as línguas latinas contém acentos. Cheque o repertório da fonte digitando o parágrafo abaixo o campo de preview:

Luís argüia à Júlia que «brações, fé, chá, óxido, pôr, zângão» eram palavras do português.
Escolha sempre as fontes com todo repertório, ou correrá o riso de ficar com carinha de Picachu surpreso

Saber de antemão se uma fonte contém todos caracteres vai ajudar na hora de escolher qual usar. Ainda mais quantos temos tantas opções e não sabemos qual escolher.

Para ler a parte 2 de Como criar a capa do seu livro, clique aqui.
Para ler a parte 3 de Como criar a capa do seu livro, clique aqui.

Deixe sua opinião

Dê sua opinião