Nesta série de 4 partes nós vamos aprender o básico de como criar uma capa de livro, para que você mesmo possa fazer a sua sem depender de ninguém.
Quem já não ouviu o ditado “não julgue um livro pela capa”? Eu sempre me pergunto se a pessoa que cunhou este ditado viu livros com capas horrorosas encalhados e resolveu soltar essa para ver se conseguiria se livrar do estoque.

Apesar de concordar que a qualidade de um livro não pode ser julgado pela capa (já li livros ruins com capas maravilhosas), quando entramos em uma livraria é a capa/produção gráfica mais bonita e interessante que chama nossa atenção.
Quantas vezes você estava navegando pela Amazon ou Wattpad, olhando dezenas de livros e decidiu clicar em um porque a capa lhe chamou a atenção? Somos criaturas visuais e o bom design nos atrai. Não tem como fugir a esta realidade.
Ah tá, mas o que é bom design, você pode perguntar? Ai esta a parte complicada: uma grande parte do publico não saberia apontar exatamente o que torna um design perfeito (a fonte, as cores, a imagem, a ilustração, o layout?), mas muitas destas pessoas saberiam dizer o que tem de errado: foto feia, cores berrantes, fontes exageradas ou ilegíveis, etc.
O bom design é harmonioso e age de maneira subliminar. Ele agrada o público alvo pois comunica sutilmente ao que veio, gerando uma emoção e, em certos casos, até mesmo uma influência.
Mas eu não sou designer, sou escritor
Minha dica é sempre contratar um profissional para fazer sua capa, já que ele entende o que esta fazendo e seguirá seu briefing a risca para fazer com que a capa ajude seu livro a alcançar todo potencial de venda. Não se esqueça de que a capa de um livro é uma das ferramentas mais importantes de marketing.
Mas se isso ainda não for uma opção ou o orçamento não permitir, com as dicas que vou passar você será capaz de criar sua própria capa e ela vai ficar show!
Programas
Se você tem acesso ao Adobe Photoshop, pode pular esta parte. Caso não tenha, duas excelentes opções são Gimp e Krita, ambos gratuitos e disponíveis para Windows, Mac e Linux.
Gimp é um excelente programa de manipulação de imagens. Usei por um tempo e praticamente tudo que eu faço no Photoshop posso fazer no Gimp. Ele inclusive abre arquivos nativos do photoshop (.psd).
Link: https://www.gimp.org/
Krita é voltado ao desenho e pintura, então se você quiser fazer uma capa com ilustrações (talvez um livro infantil?), esta é uma opção para você.
Link: https://krita.org/es/
Outras opção menos conhecida, mais que pode te agradar é o PhotoScape X for Mac e Windows 10: http://x.photoscape.org/.
Fontes
Tenho 4 sites de fontes que recomendo regularmente para as pessoas que estão em busca de fontes gratuitas:
Font Squirrel: https://www.fontsquirrel.com/
DaFont: https://www.dafont.com/pt/
1001 Fonts: https://www.1001fonts.com/
Abstract Fonts: http://www.abstractfonts.com/
Apenas verifique se a fonte que você quer usar permite uso comercial ou é apenas para o uso pessoal. Esta informação geralmente esta num arquivo chamado “license” ou na própria página da fonte.
Outra dica importante é certificar-se de que a fonte possui os caracteres da língua portuguesa, já que muitos designers tipográficos parecem esquecer que as línguas latinas contém acentos. Cheque o repertório da fonte digitando o parágrafo abaixo o campo de preview:
[mks_highlight color=”#faee1c”]Luís argüia à Júlia que «brações, fé, chá, óxido, pôr, zângão» eram palavras do português.[/mks_highlight]
Saber de antemão se uma fonte contém todos caracteres vai ajudar na hora de escolher qual usar. Ainda mais quantos temos tantas opções e não sabemos qual escolher.
Parte 2: Tamanho, Formato e Layout
Parte 3: Inspiração e Referências
Parte 4: Colocando em Prática
essa dica do acento é boa, porque eu já pegeuei fonte que nao tinha.
É decepcionante escolher uma fonte só para na hora de usar ela não ter os caractéres necessários, né? Boa sorte com sua capa!
MUITO BOM. EXCELENTE DICAS. PARABÉNS.