Como estruturar seu livro – 3 Atos

Agora que já estamos mais confortáveis com o enredo e como podemos usar certas fórmulas em nossa escrita, vamos falar sobre como estruturar seu livro. Alguns escritores preferem escrever de maneira orgânica, isso é, deixam a história se desenrolar naturalmente, fazendo ajustes aqui e ali quando necessário; outros preferem ter uma estrutura definida em mente assim que decidem escrever sua história.

Como estruturar seu livro - 3 Atos

Quando eu comecei a escrever percebi que ter uma idéia, mesmo que vaga, do que aconteceria e quais estágios meu personagem precisaria passar me ajudou a evitar exatamente o que Steven Spielberg disse aqui:

As pessoas esqueceram como contar uma história.
As histórias não têm mais meio ou fim.
Elas geralmente têm um começo que nunca pára de começar.

Existem estruturas variadas que prometem funcionar melhor em certos enredos, outras específicas para cinema/tv shows, mas hoje vou falar sobre a Estrutura em 3 atos, que serve muito bem para livros, poesia, contos, etc, e é bem simples, especialmente se você leu o meu resumo dos 20 enredos de Ronald B. Tobias, onde tentei explicar cada um usando esta estrutura.

Estrutura em 3 Atos

Como estruturar seu livro - 3 Atos

Ato I: Apresentação

No Ato I os leitores devem aprender sobre o protagonista, os personagens principais, seus relacionamentos entre si e sobre o universo onde habitam.

Uma reviravolta/incidente acontece, e o protagonista ao lidar com este incidente, revela o 1º ponto do enredo, aquilo que vai levar a história adiante. Citando um exemplo, este é ponto no livro Jogos Vorazes (Suzanne Collins) quando a irmã de Katniss é selecionada para participar dos jogos e ela se oferece como Tributo.

Ato II: Confronto

Esta é a parte mais longa da história. Neste ponto o protagonista vai ter a chance de refletir sobre o dilema surgido e como lidar com ele. É neste ponto que ele vai ter que aprender algo, se superar de alguma forma, passar por uma transformação ou conseguir as ferramentas necessárias (literal ou metafórica) para poder lidar com o antagonista que confrontará. Ainda usando Jogos Vorazes como exemplo, é neste momento que Katniss luta com outros Tributos para tentar salvar Rue e Peeta.

Ato III: Resolução

Esta é a parte mais curta da história. O protagonista vai enfrentar adversidades na tentativa de resolver a situação até chegar ao clímax.

O climax é o ponto mais alto, e as escolhas do protagonista neste ponto vão ter um impacto na sua vida, assim como naqueles ao seu redor. No final de Jogos Vorazes, Katniss e Peeta decidem que é melhor cometer suicídio do que se submeterem ao Capitol, desta maneira vencendo num excelente checkmate.

Depois do clímax, a ação diminui. Katniss e Peeta são levados para o hospital, depois para casa e são tratados como vencedores, e estão a salvo, pelo menos por um tempo.

É preciso usar uma estrutura para escrever um livro?

Não. Como eu escrevi acima, alguns escritores preferem a maneira orgânica e não tem problema nenhum se isso funciona para você. Existem escritores que usam as regras de estrutura a sua própria maneira e até aqueles não usam estrutura nenhuma, como Jack Kerouac em “Pé na Estrada”.

Surpreender seu leitor é uma coisa boa, mas é sempre bom ter um amplo conhecimento do que funciona ou não antes de experimentar com formas mais criativas de escrita.

Patricia

View posts by Patricia
Doida por tecnologia e viciada em Hi-Chew. Faz toda parte de design, layout e programação. E no final do dia, repõem o estoque da geladeirinha.

4 Comments

  1. Avatar
    Rafael24/01/2019

    Ouvi dizer que existem outros tipos de estrutura para escrever além desse. Você pretende escrever sobre eles?

    Responder
    1. Lia
      Lia29/01/2019

      Oi Rafael, sim, existem vários tipos de estruturas, mas resolvemos falar só de algumas, já que outras estruturas que conhecemos são variações umas das outras. Obrigada pelo seu comentário!

      Responder
  2. Avatar
    Jessica26/01/2019

    Decidi colocar uns textos no wattpad (estou vendo como funciona o wattpad) e essa informação pode me ajudar muito,eu quando começo a escrever ñ me preocupo em como vou desenvolver mas lendo os exemplo que vc usou do jogos vorazes eu percebi que preciso arrumar melhor o texto.

    Responder
    1. Lia
      Lia29/01/2019

      Que bom que o texto vai te ajudar Jessica! Boa sorte no Wattpad e manda o link pra gente ler quando o 1º capitulo estiver disponível.

      Responder

Deixe uma resposta

Scroll to top