Baseado (ou inspirado) no assassinato de Roseann Quinn, De Bar em Bar, de Judith Rossner conta a estória de Theresa Dunn, uma jovem professora que ao cair da noite frequenta os bares de Manhattan em busca de encontros sexuais que estão fadados a durar apenas 1 noite.

“Por que será“, ela perguntou, “que se você perguntar a uma mulher como ela está, a primeira coisa que ela lhe dirá é sobre seu marido ou namorado?”
De Bar em Bar, de Judith Rossner
Este livro em pegou totalmente de surpresa. Achei que ia ser algo entre meio pulp/meio erótica, mas é muito mais do que isso. O livro é super bem escrito e construído, desde os personagens, as inter-relações de Theresa com a irmã Katherine, com seus pais e seus amantes; os diálogos são excelentes e até mesmo as cenas de sexo não deixam absolutamente nada a desejar. A dinâmica do relacionamento da jovem Theresa com seu professor Martin Engle é algo impressionante.
Outro fator interessante é que este livro foi publicado em 1975 e ficou na lista de best sellers do NYT por 36 semanas. Imaginar um livro deste calibre, tocando num assunto tão polêmico como a sexualidade feminina, e ainda de maneira tão acessível e que virou sucesso comercial? Impressionante!
É fácil pensar que se trate apenas de um livro sobre uma mulher solitária que precisa de companhia toda noite, mas toca também na liberação feminina e desejo sexual da mulher, entre outros tópicos, e o sensacional é que a autora fez tudo isso sem exagerar or querer evangelizar ninguém, o que é sempre bom. Um livro que com certeza faz a gente sentir, pensar e imaginar.
Eu adorei e recomendo com certeza.
Para mais informações sobre esta autora, visite sua página no Wikipédia.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.