Desafio de Leitura de 2019 e Meta para 2020

Desafio de Leitura de 2019 e Meta para 2020

Consegui ler 27 livros, ultrapassando a minha meta de ler 18 livros durante o ano de 2019. Entre estes 27 livros tive boas surpresas, algumas decepções e um livro que não consegui terminar, infelizmente.

Desafio de Leitura de 2019 e Meta para 2020

Entre as surpresas estão Very Nice, de Marcy Dermansky, que foi uma agradável surpresa de uma autora que eu não conhecia: leitura levinha, divertida e despretensiosa. O Instituto de Stephen King foi mais uma surpresa, pois conseguiu me cativar, já o que o livro anterior dele tinha me deixado um pouquinho decepcionada.

Agora para falar em decepcões, um destes foi o livro de Lori Gottlieb, Talvez você deva conversar com alguém. Achei longo, desinteressante e não entendo todo o hype que despertou, a ponto de ser cogitado transformar o livro em série.

Outro livro que foi uma decepção total (1 estrela e olhe lá) foi o de Candace Bushnell, Is There Still Sex in the City? Não sei como este livro conseguiu ver a luz do dia, e no final das contas só prova mesmo que uma vez que o escritor cria seu nome, pode publicar um limão azedo como este sem pestanejar. O livro é deprimente e triste e me surpreende ser da mesma autora de Sex and The City.

Outra decepção foi com White, de Bret Easton Ellis. Algumas poucas partes interessantes num mar de reclamações em que a melhor definição é “ok boomer”.

Abandonei So Much Longing in So Little Space: The Art of Edvard Munch, de Karl Ove Knausgård, um escritor que aprecio muito. O livro é muito bem escrito e eu realmente queria ter terminado, mas no final das contas eu não tenho interesse em Munch para ler sobre sua vida e obras. Foi um daqueles casos de ótimo livro, mas em um tópico que não me interessa.

Destes 26 livros, 11 eram não-ficção, o que quer dizer que eu consegui mesclar bem os gêneros de ficção e não-ficção, outra meta que eu queria continuar: abrir meus horizontes e ler livros sobre tópicos diversos, e não ficar apenas no universo da ficção. Quero ver se este ano consigo antigir 50/50.

Gostaria de ter lido muito mais, mas não posso reclamar, pois foram mais de 7.000 páginas distribuídas em 26 livros. Minha nota média foi de 2.9, o que não é surpresa, pois esta semelhante aos anos anteriores. Sim, sou chata e exigente na hora de dar estrelas no GoodReads.

Para este ano de 2020 fui mais conservadora e estipulei minha meta de leituras para apenas 16 livros. Se conseguir atingir, e melhor ainda, ultrapassar como fiz em 2019, ficarei satisfeita.

escrito por
Patricia