Originalmente publicado com o título O caso dos dez negrinhos que foi um sucesso de vendas, inclusive no Brasil. Lembro de ver minha mãe com este livro do finado Circulo do Livro, este obra ganhou um novo título, imagino eu para estar dentro do politicamente correto, E Não Sobrou Nenhum.

A trama é sobre 10 pessoas que são convidadas a passar férias em uma ilha particular por um anfitrião misterioso, e aos poucos começam a morrer uma a uma, seguindo o que parece ser assassinatos inspirados em uma canção de ninar.
Dizem que este é um dos livros mais vendidos de Agatha Christie, que é uma obra prima. Decidi ler porque uma pessoa recomendou muito este livro numa discussão onde ótimos títulos foram citados. Lembro de ter lido outros livros desta autora na minha adolescência, mas confesso que não foi nada marcante, e eu não lembro quais foram sem consultar meus arquivos.
Então o que dizer sobre E Não Sobrou Nenhum? Bom, o lado positivo é que o livro é curto, a linguagem é simples (li no original), e não tem encheção de linguiça. Então mesmo que chegue no final e você deteste, não foi um grande investimento emocional.
O lado negativo é que o livro esta super datado. Consigo ver porque foi tão falado quando publicado originalmente, mas hoje em dia duvido que conseguisse alcançar tal sucesso.
Fica meio óbvio o que esta acontecendo depois da primeira noite, quando os hospedes vasculham a ilha em busca do criminoso e constatam que realmente, são apenas eles na ilha. Cadê a tensão? Não existe, porque sabemos que vai morrer todo mundo.
A partir deste ponto continuar a leitura é apenas para descobrir o que motiva o assassino, não necessariamente quem é o assassino. Outro lado negativo é que nenhum dos personagens consegue realmente despertar nosso interesse: são todos clichês ambulantes.
Pra piorar, Christie não dá nenhuma pista de quem é o assassino durante todo livro, só pra explicar tudo no epilogo, que diga-se de passagem é ridículo, e cuja motivação consegue ser ainda pior: justiça!
Definitivamente, não recomendo E Não Sobrou Nenhum. Melhor assistir uma das excelentes adaptações que a BBC produziu de algumas da autora.
Para mais informações sobre esta autora, visite sua página no Wikipédia.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.