O início da carreira de Elmore Leonard foi escrevendo pulp westerns, só para algum tempo depois usar seu talento em livros de ficção, mais especificamente no gênero crime. Diferente do seus contemporâneos que optavam pelo melodrama e pessimismo, seu interesse estava principalmente nos personagens e diálogos realistas.

Um dos escritores mais populares e prolíficos do nosso tempo, ele escreveu dezenas de contos e livros, a maioria deles se tornaram best-sellers: Glitz, Get Shorty, Maximum Bob e Rum Punch, enquanto outros foram adaptados com sucesso para o cinema, como Jackie Brown e 3:10 to Yuma, assim como o seriado de tv Justified.
Com seu estilo realista e excelentes diálogos, quase 30 obras suas foram adaptadas para o cinema. O pequeno texto das 10 Regras da Boa Escrita é famoso pelo seu humor e precisão, e com certeza ajudaram muitos escritores amadores ao longo dos anos.
“Estas são as regras que eu uso ao longo do caminho e que me permitem permanecer invisível quando estou escrevendo um livro, e que me ajudam a “mostrar” ao invés de “dizer” o que está acontecendo na história.”
- Nunca inicie um livro falando do clima.
- Evite prólogos.
- Nunca use outro verbo que não seja “disse” para carregar o diálogo.
- Nunca use um advérbio para modificar o verbo “disse”.
- Mantenha seus pontos de exclamação sob controle. Você está autorizado a usar dois ou três para cada 100 mil palavras de prosa.
- Nunca use as palavras “de repente” ou “o mundo desabou.”
- Use dialeto regional, patois, com moderação.
- Evite descrições detalhadas dos personagens.
- Não entre em muitos detalhes quando for descrever lugares e coisas.
- Tente deixar de fora a parte que os leitores tendem a ignorar.
Extraído do artigo do de 2001 no New York Times, “Easy on the Adverbs, Exclamation Points and Especially Hooptedoodle.”
Para mais informações sobre este auto, visite o site Elmore Leonard.
Para comprar livros deste autor, visite Amazon.