Margaret Atwood é uma escritora canadense, reconhecida por seu livro O Conto de Aia, que foi adaptado para a série The Handmaid’s Tale e se tornou um sucesso mundial. Além de romances, Atwood também publicou contos, críticas literárias e poesia, geralmente inspirada em mitos e contos de fadas.

Em um artigo ao jornal britânico The Guardian, Atwood ofereceu 10 idéias para escritores. E algumas são inusitadas.
- Leve um lápis para escrever no avião. Canetas vazam. Mas se o lápis quebrar, você não pode apontá-lo no avião, porque não pode levar facas. Portanto: leve dois lápis.
- Se ambos os lápis quebrarem, você poderá afinar a ponta com uma lixa de unha do tipo metal ou vidro.
- Leve alguma coisa para escrever. Papel é bom. Num aperto, pedaços de madeira ou seu braço servem.
- Se você estiver usando um computador, sempre salve o novo texto em um cartão de memória.
- Faça exercícios para as costas. A dor é uma distração.
- Prenda a atenção do leitor (é provável que isso funcione se você conseguir manter a sua própria). Mas você não sabe quem é o leitor, então é como atirar em peixes com um estilingue no escuro. O que fascina A vai aborrecer B.
- Você provavelmente precisa de um dicionário de sinônimos, um livro de gramática elementar e controle sobre a realidade. Este último significa: não existe almoço grátis. Escrever é trabalho. Também é jogo de azar. Você não recebe aposentadoria. Outras pessoas podem ajudá-lo um pouco, mas na verdade você está sozinho. Ninguém está forçando você a escrever: você escolheu isso, então não lamente.
- Você não conseguirá ler seu próprio livro com a antecipação inocente que vem na primeira deliciosa página de um novo livro, porque você escreveu o seu. Você esteve nos bastidores. Você sabe como os coelhos foram contrabandeados para dentro do chapéu. Portanto, peça a um ou dois amigos que o leiam antes de entregá-lo a qualquer pessoa no ramo editorial. Este amigo não deve ser alguém com quem você tem um relacionamento romântico, a menos que você queira se separar.
- Não sente no meio da floresta. Se você está perdido na trama ou se sentindo bloqueado, refaça seus passos para ver onde errou. Então pegue outro caminho. E/ou mude a pessoa. Mude o tempo verbal. Altere a página de abertura.
- Rezar pode funcionar. Ou ler outra coisa. Ou fazer uma visualização constante do Santo Graal, que é a versão publicada e acabada do seu livro, reluzente.
Para mais informações sobre esta autora, visite este site.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.