Margaret Atwood: 10 idéias para escritores
Compartilhe:

Margaret Atwood: 10 idéias para escritores

Compartilhe:

Margaret Atwood é uma escritora canadense, reconhecida por seu livro O Conto de Aia, que foi adaptado para a série The Handmaid’s Tale e se tornou um sucesso mundial. Além de romances, Atwood também publicou contos, críticas literárias e poesia, geralmente inspirada em mitos e contos de fadas.

Margaret Atwood: 10 ideias para escritores

Em um artigo ao jornal britânico The Guardian, Atwood ofereceu 10 idéias para escritores. E algumas são inusitadas.

  1. Leve um lápis para escrever no avião. Canetas vazam. Mas se o lápis quebrar, você não pode apontá-lo no avião, porque não pode levar facas. Portanto: leve dois lápis.
  2. Se ambos os lápis quebrarem, você poderá afinar a ponta com uma lixa de unha do tipo metal ou vidro.
  3. Leve alguma coisa para escrever. Papel é bom. Num aperto, pedaços de madeira ou seu braço servem.
  4. Se você estiver usando um computador, sempre salve o novo texto em um cartão de memória.
  5. Faça exercícios para as costas. A dor é uma distração.
  6. Prenda a atenção do leitor (é provável que isso funcione se você conseguir manter a sua própria). Mas você não sabe quem é o leitor, então é como atirar em peixes com um estilingue no escuro. O que fascina A vai aborrecer B.
  7. Você provavelmente precisa de um dicionário de sinônimos, um livro de gramática elementar e controle sobre a realidade. Este último significa: não existe almoço grátis. Escrever é trabalho. Também é jogo de azar. Você não recebe aposentadoria. Outras pessoas podem ajudá-lo um pouco, mas na verdade você está sozinho. Ninguém está forçando você a escrever: você escolheu isso, então não lamente.
  8. Você não conseguirá ler seu próprio livro com a antecipação inocente que vem na primeira deliciosa página de um novo livro, porque você escreveu o seu. Você esteve nos bastidores. Você sabe como os coelhos foram contrabandeados para dentro do chapéu. Portanto, peça a um ou dois amigos que o leiam antes de entregá-lo a qualquer pessoa no ramo editorial. Este amigo não deve ser alguém com quem você tem um relacionamento romântico, a menos que você queira se separar.
  9. Não sente no meio da floresta. Se você está perdido na trama ou se sentindo bloqueado, refaça seus passos para ver onde errou. Então pegue outro caminho. E/ou mude a pessoa. Mude o tempo verbal. Altere a página de abertura.
  10. Rezar pode funcionar. Ou ler outra coisa. Ou fazer uma visualização constante do Santo Graal, que é a versão publicada e acabada do seu livro, reluzente.

Para comprar livros de Margaret Atwood, visite Amazon ou Saraiva.

Compartilhe:

Deixe sua opinião