Chegamos ao final do ano e com isso as listas de “Melhores Livros de 2015” começam a aparecer nos jornais e revistas. Quando falamos de livros, não existe um consenso em decidir quais são realmente os melhores: algumas listas são apenas dos mais vendidos, o que significa que estes livros não são necessariamente os melhores; outras são compiladas por uma única pessoa que invariavelmente vai colocar seu gosto pessoal nas escolhas e outras tantas por votação do público, como é o caso da lista do GoodReads, que muitas vezes coincide com a lista dos mais vendidos.
Por estes motivos é difícil concordar com todas as escolhas, e muitas vezes até nos perguntamos como alguns livros conseguem chegar a lista de best-sellers. Mesmo assim eu gosto de checar listas para conhecer novos autores.
Este ano me arrisquei lendo alguns autores desconhecidos e em alguns casos foi uma gostosa surpresa. Acredito que é muito importante manter a cabeça aberta e arriscar-se com novos escritores, diferentes tópicos e variar a leitura entre livros de ficção e não-ficção.
Abaixo estão algumas listas já publicadas por sites com as escolhas de melhores de 2015. Vou manter a lista atualizada para incluir as novas seleções assim que elas sejam publicadas.


10 melhores livros de 2015, segundo os leitores do The Guardian
10 melhores livros de 2015, segundo os editores do The New York Times Book Review
20 livros mais vendidos de 2015, segundo o site Amazon.com