Minha Irmã, a Assassina em Série (tradução livre de My Sister, the Serial Killer), foi uma grata surpresa neste final de ano.
Ayoola é uma linda jovem, viciada em mídia social e com seu próprio negócio no Instagram, a favorita da família, e ela tem uma irmã mais velha, Korede, que é seu oposto, além de sempre parecer um tanto amarga.
Tudo isso soaria bem familiar se Ayoola também não fosse uma assassina em série que mata seus namorados e Korede, a irmã mais velha, que esta sempre a ajudando a encobrir os crimes. A trama se passa em Lagos, Nigéria, e começa quando Korede esta ajudando Ayoola a se safar de seu 3º crime.
O livro retrata bem a dinâmica familiar de um família classe média alta onde a irmã mais velha é responsabilizada por tudo que sua irmã mais jovem faz, mesmo que a mais jovem não possa -pelo menos para a família e amigos- fazer nada de errado.
A escrita de Oyinkan Braithwaite é ótima, os momentos de humor negro estão salpicados pelo livro e algumas situações me fizeram rir alto apesar do tópico sombrio. Em certos momentos senti muita pena e simpatia com a situação em que Korede se encontra, além de partilhar com ela a total incredulidade diante da falta de noção da irmã Ayoola, porém em outros momentos toda essa empatia voa janela fora e senti raiva de ambas. As personagens são muito bem escritas e o desenrolar da trama acontece sem nenhuma palavra extra: o suficiente para colocar a gente naquele cenário sem atulhar nossa cabeça com informações demais. Um balanço perfeito na minha opinião.
A vontade de saber como a vida de ambas vai se desenrolar faz deste livro um page-turner (vira-páginas, um livro difícil de parar de ler). Com 226 páginas, eu o li em menos de 2 dias, e quando cheguei ao fim foi com uma certa tristeza pois eu queria passar mais tempo com estes personagens.
Eu adorei Minha Irmã, a Assassina em Série, e super recomendo. E mal posso esperar para ler o próximo livro de Oyinkan Braithwaite.
My Sister, the Serial Killer ainda não tem data de lançamento no Brasil.
Para comprar livros desta autora, visite Amazon ou Livraria Cultura