Numero Zero, de Umberto Eco (resenha)

Numero Zero, de Umberto Eco (resenha)

O que dizer sobre Numero Zero, de Umberto Eco? Bom, eu gosto muito do autor, então minha opinião não é totalmente sem paixão, mas mesmo assim, vamos lá…

A trama se passa em Milão, 1990, quando o jornalista Colonna é contratado para trabalhar num jornal que nunca vai ser publicado. Logo de cara lhe dizem que a idéia é que certas pessoas tenham medo do que o jornal possa a vir publicar quando for lançado, então para todos os efeitos é preciso que pareça um jornal real, com notícias, staff e tudo mais. Mas a intenção é manipular.

Numero Zero, de Umberto Eco

Outras pessoas são contratadas (é preciso parecer legitimo, lembre-se) e entre eles esta Braggadocio, um tipo daqueles que sempre esta falando em conspirações mirabolantes, que envolvem desde segredos militares, e até o Vaticano. Tudo parece pura maluquice, até que um assassinato acontece e talvez as tais teorias não sejam assim tão malucas…

Depois de ler essa breve intro vai parecer que o livro é pura intriga e ação, mas não é bem assim. Por causa dos tópicos abordados, alguns leitores talvez achem o livro meio chato e difícil de acompanhar. As descrições de Eco podem parecer enfadonhas para um leitor menos desavisado, mas ali, naquelas linhas, existe muito humor e fatos interessantes. As passagens com criticas ao jornalismo e a mídia que são sensacionais.

Os personagens são excelentes, mesmo que um tanto bizarros. As teorias de Braggadocio são divertidas e interessantes, com Eco costurando histórias reais (como o famoso sequestro de Aldo Moro) e imaginárias.

Uma das partes mais engraçadas que me fez rir alto, literalmente, foi o manual do (mau) jornalismo. Tão fácil reconhecer as técnicas usadas no nosso jornalismo atual…

É seu melhor livro? Não, não é. Os melhores momentos na minha opinião são quando ele esta falando e fazendo criticas ao jornalismo. Alie ele é claro, afiado e engraçado. Puro prazer. As teorias de Braggadocio ficam em 2º lugar.

Eu recomendo com certeza para quem gosta de Umberto Eco, porque mesmo não estando entre seus melhores, ainda dá de 10 a 0 em muito livro best-seller que vemos por ai.

Para comprar livros deste autor, visite Amazon ou Livraria Cultura.

Deixe sua opinião