Personagens, por William Sloane

Personagens, por William Sloane

Mais um drops: Personagens, desta vez com o editor e autor americano de ficção científica e fantasia William Sloane (1906-1974). Sloane é conhecido por seu romance To Walk The Night, um sci-fi com elementos de horror.

Drops: Personagens

Um personagem nunca é uma pessoa inteira, mas apenas as partes que se encaixam na estória. Portanto, o ato de seleção é o primeiro passo do escritor para delinear o personagem. De onde ele seleciona? De toda uma massa do que Bernard De Voto costumava chamar, um tanto clinicamente, de “material placentário”. Ele deve saber muito mais sobre cada um de seus personagens do que usará diretamente no livro – infância, histórico familiar, religião, educação, saúde, riqueza, sexualidade, leitura, gostos, passatempos – um questionário sem fim para o escritor preencher. Por exemplo, o escritor sabe que as pessoas falam, logo seus personagens se descrevem indiretamente quando falam. A roupa é um meio de caracterização. Em suma, cada personagem tem um estilo próprio em tudo que faz. Nem todos precisam ser listados, mas o escritor deve ter um entendimento claro sobre seus personagens. Se ele tiver, estes personagens serão lidos, dentro do livro, como pessoas.

Já falamos sobre personagens aqui no blog, inclusive você pode baixar gratuitamente o .pdf Perfil do Personagem e preencher com as informações que acredita serem as mais importantes além do Resumão do Personagem, também em .pdf e gratuito.

Para mais informações sobre William Sloane, visite Wikipedia.

Lia
escrito por
Lia