Joan Didion mantinha cadernos com anotações de diálogos, idéias, rascunhos, observações e South and West traz as anotações que ela fez em sua viagem com o marido, John Gregory Dunne.

Saindo de New Orleans, passando por Louisiana, Mississippi e Alabama em 1970 na primeira parte (South), e ela fala também sobre sua vida durante um certo período na California (West).
Na primeira parte do livro ela fala sobre a viagem, suas conversas com os locais, descreve por onde passa (motéis, lanchonetes, pessoas), o clima quente e sufocante, etc. Na segunda parte ela fala da sua vida na Califórnia, sua educação, Patricia Hearst, a paisagem e outras mulheres.
Eu adoro Joan Didion e tudo que li dela até hoje parece falar pessoalmente comigo. Ela é sagaz em suas observações, assim como nas palavras que escolhe. Não é fácil enxergar com clareza o que se esta diante de nós. Uma maravilha de ler!
O lugar é fisicamente escuro, escuro como o negativo de uma fotografia, escuro como um raio X: a atmosfera absorve sua própria luz, nunca reflete luz, mas a absorve até que objetos aleatórios brilhem com uma luminescência mórbida.
Joan Didion (South and West)
É sempre atordoante quando um autor coloca em palavras uma sensação que parece indescritível, e certas coisas que ela disse sobre NOLA com certeza se enquadram na sensação que tive quando visitei a cidade.
Foi incrível ler certas observações que ela fez em 1970 no ano de 2019, e perceber os vários paralelos. Certas coisas nunca mudam.
Foi um prazer poder mergulhar nestas observações de uma autora que admiro e respeito.
Dito tudo isso, não ache que este seja o melhor livro dela, e não recomendo como introdução a autora, mas para quem já conhece e gosta sabe que até mesmo um livro 3 estrelas de Didion é melhor que muito livro 5 estrelas por ai.
Para mais informações sobre esta autora, visite o site oficial.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.