The Apology, de Eve Ensler (resenha)

The Apology, de Eve Ensler (resenha)

The Apology, O Pedido de Desculpas (tradução livre), é o mais recente livro de Eve Ensler, autora do famoso “Os Monólogos da Vagina” e “Eu Sou Um Ser Emocional”, é um soco no estômago.

The Apology, de Eve Ensler (resenha)

Eva Ensler foi abusada física e sexualmente por seu pai desde os 5 anos, e durante a vida esperou um pedido de desculpas sincera deste homem que cometeu a traição máxima, porém este pedido de desculpas nunca veio.

Foi então que Eve decidiu que ela mesmo podia imaginar e escrever este pedido. A idéia foi abrir caminho para que ela, e possivelmente outras pessoas na mesma situação, possam finalmente se libertar deste tipo de trauma e seguir em frente.

Escrito por Eve sob o ponto de vista do seu pai, a leitura não é fácil. Poucas pessoas gostam de estar dentro da cabeça de um pedófilo incestuoso, ainda mais porque não se trata de um personagem de ficção, então confesso que foi uma leitura difícil.

O texto é corajoso e intenso, quase uma purgação, e eu acredito que a catarse seja mesmo necessária para que certos traumas possam ser finalmente liberados.

Minha reação ao livro é um tanto conflitante. Por um lado senti alívio, pois Eve parece ter conseguido perseverar apesar do trauma vivido, dano a nós leitores uma esperança de que algumas pessoas conseguem, mesmo que a duras penas, superar os abusos que sofreram.

Por outro lado sinto que poderia ter continuado minha vida sem saber da existência de Arthur Ensler, o pai da autora, e das atrocidades cometidas por ele. Um ser desprezível que não pagou pelos crimes que cometeu.

Sim, é um livro sobre a pessoa traumatizada e para a pessoa traumatizada, mas não consegui evitar uma certa amargura ao constatar que mais uma vez um abusador se safa, assim como tantos outros, deixando apenas o rastro de destroços pela caminho onde passou.

É uma leitura que pode servir como alerta para uns, como cura para outros, mas não tenho certeza se é uma leitura necessária para todas as pessoas.

Sinceramente, estou dividida entre recomendar ou não The Apology, então não vou dizer nada. Mas saiba que é forte e explícito e algumas pessoas podem não estar preparadas para isso, e aqui deixo o alerta.

Apesar da nota de perseverança e superação, eu não leria novamente.

Para comprar livros desta autora, visite Amazon ou Livraria Saraiva.

Patricia
escrito por
Patricia