The Truth Will Set You Free, de Gloria Steinem (resenha)

The Truth Will Set You Free, de Gloria Steinem (resenha)

Confesso que não sabia que The Truth Will Set You Free era exclusivamente uma coletânea de frases e pequenos textos que falam desde relacionamentos até ativismo. A idéia foi, acredito eu, colocar num só livro as frases mais fortes de Gloria Steinem para mais facilmente sermos inspirados nesta era de memes.

The Truth Will Set You Free, But First It Will Piss You Off!, de Gloria Steinem

The Truth Will Set You Free, But First It Will Piss You Off! é facinho de ler e tem preciosidades aqui e ali, mas sinceramente eu já não lembro de quase nenhuma das frases que li e terei que olhar nas minhas anotações se quiser postar alguma.

Prefiro textos onde idéias são desenvolvidas na sua plenitude, porém eu compreendo que nos dias de hoje as frases de efeito tem maior chance de viralizar, ainda mais quando a idéia é inspirar muita gente, rápido. Basta dar uma olhada no Pinterest e ver os milhões de pins só com frases famosas de efeito.

A minha implicância com o formato frases é que lembram muito os slogans marketeiros que a gente vê por ai, ad nauseam. Gostei bastante dos textos e alguns me moveram a buscar por mais informações, como por exemplo o dado sobre sexo e paz mundial, de Valerie Hudson e outros estudiosos que:

” (…) conduziram um estudo da violência em 100 nações ao redor do mundo. O maior determinante se uma nação seria violenta, tanto em suas ruas quanto na violência militar contra outro país, era a violência doméstica em casa. Mais do que pobreza, acesso a recursos naturais, religião ou mesmo grau de democracia, descobriram que a violência contra as mulheres era o indicador e normalizador de todas as outras violências.”

Informações assim é o que fizeram o livro valer a pena na minha opinião. Recomendo para quem deseja ler um livro curto, fácil de digerir e que provavelmente vai trazer algo novo para meditar.

Uma das minhas frases favoritas:

É difícil entender a mortalidade porque por dentro, ter oitenta anos não parece diferente de ter quarenta.

Gloria Steinem

Para mais informações sobre esta autora, visite site oficial.
Para comprar livros desta autora, visite Estante Virtual.

Patricia
escrito por
Patricia